O Canteiro para as Roseiras - The Way Notes

O Canteiro para as Roseiras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A localização do canteiro para as roseiras merece atenção quando formos escolher o formato e a disposição do jardim. Fatores como sol e umidade do solo são importantes nessa decisão.

Luz do Sol

No nosso jardim, eu e minha esposa andamos bastante pela área que seria o jardim. Examinamos as árvores e arbustos que cresceriam e verificamos o movimento do sol, tanto no verão como no inverno.

Definimos, então, que o canteiro de rosas ficaria num local aberto, que receberia a luz do sol praticamente o dia todo, todo o ano. Prestamos atenção no fato de que roseiras precisam de muitas horas de sol para crescerem e florirem bem.

Como consequência, evitamos aquelas partes do jardim sombreadas pela manhã ou pela tarde. Marcamos um lugar que seria banhado pelo sol o dia todo em todas as estações do ano, agora e em qualquer época futura.

Sim, árvores ou arbustos plantados nas proximidades poderiam, no futuro, projetar sombras no canteiro de rosas, portanto cuidamos de olhar bem para o entorno do lugar escolhido. Tinha que ser livre.

O Terreno

Além da posição aberta ao sol, nós verificamos se o terreno naquele local era bem drenado. Roseiras não gostam de solos encharcados.

Lembramos que água das regas deve chegar e fluir, sempre. Lugares úmidos e com água escoando muito lentamente decerto não são os melhores para o canteiro de roseiras.

O Canteiro

Finalmente, preparamos muito bem o canteiro, ou como chamamos, o berço das roseiras.  O solo foi revolvido, os torrões quebrados e a terra bem uniformizada. Deixamos que o canteiro ficasse um pouco elevado sobre a superfície do solo, talvez uns dez centímetros. Adicionalmente, a terra foi enriquecida com esterco de gado.

Arranjamos um pouco matéria seca, como palha ou restos de poda de grama, e fizemos uma cobertura sobre a terra após plantar as mudas das roseiras.
Esse material ajuda a manter o solo mais fresco, sem evaporação rápida da água das regas que forem feitas. Adicionalmente, irá se decompondo, resultando em matéria orgânica rica para um bom tratamento do solo.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil e que tenha gostado. Se houver algum comentário, por favor, faço-o abaixo.

Se gostou deste artigo, partilhe-o nas suas redes sociais, nós agradecemos!

Vídeo

Temos um pequeno vídeo em nosso canal no Youtube que ilustra a importância de um bom canteiro para as nossas roseiras. Dê uma espiadinha lá, se você gostar, curta! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=lz-Q4ee3WDQ

Gilson Marques

Gilson Marques

“Gilson Marques, nasceu em Floreal, e cresceu no seio de uma família numerosa, com quatro irmãs e um irmão. É casado e tem dois filhos adultos. É formado em Administração de Empresas.”

Deixe seu comentário

CONHEÇA O LIVRO: FLORESTA FLOREAL

Livro Floresta Floreal

Uma jornada no tempo ao sertão paulista e às emoções dos seus pioneiros, escondidas no passado. Histórias de vidas, guardadas nas memórias dos desbravadores da terra, resgatadas para melhor se compreender o presente e desenhar o futuro. Clique aqui para obter o seu.

CONHEÇA O LIVRO: CAMINHANDO ENTRE ESTRELAS

Sinta as emoções diárias narradas no Caminho de Santiago e aprenda a se preparar física e espiritualmente para a tua jornada. Clique aqui para obter o seu e-book ilustrado com fotos.

O AUTOR:

“Gilson Marques, nasceu em Floreal, e cresceu no seio de uma família numerosa, com quatro irmãs e um irmão. É casado e tem dois filhos adultos. É formado em Administração de Empresas.”

Gilson Marques

ÚLTIMOS POSTS

PÁGINA FACEBOOK

VÍDEO

Precisa de ajuda?