As queimadas têm sido causa de preocupação para as florestas e vegetação brasileiras nos últimos anos. O aumento do desmatamento e as mudanças climáticas e ações criminosas têm contribuído para o aumento desses incêndios. Infelizmente, o Projeto Refloresta, que trabalha para recuperar a mata nativa numa pequena área degradada, também foi afetado por essas queimadas.
Estatísticas dos volumes queimados nos últimos anos
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre janeiro e agosto de 2021, foram registrados 20.465 focos de queimadas na Amazônia Legal, um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Se isso era grave em 2021, o desastre pior ainda estava por vir: 2024 registrou, até 14 de setembro, 182.568 focos de incêndios por todo o Brasil! (fonte INPE: Situação atual – Programa Queimadas – INPE)
Os efeitos da queimada numa reserva florestal, anos para recuperação
Os efeitos das queimadas na natureza são devastadores e significam prejuízos de toda ordem com anos para serem reparados. As queimadas destroem a fauna e flora local, afetando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico da região. Além disso, a queima de árvores libera dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e o aumento do efeito estufa.
Uma reserva florestal levará anos para se recuperar de uma queimada, os animais mortos são perdas para sempre. A regeneração natural irá levar décadas e, em alguns casos, a área afetada nunca se recuperará completamente. Isso sem falar nos impactos sociais e econômicos, como a perda de recursos naturais, prejuízos econômicos e a diminuição da qualidade de vida das comunidades que dependem da floresta ou do entorno e da atividade econômica envolvida.
A queimada atinge o Projeto Refloresta e destrói parte do reflorestamento
Infelizmente, as queimadas não afetam apenas as florestas naturais, mas também projetos de reflorestamento, como o Projeto Refloresta, que atua na recuperação de áreas degradadas em São Paulo. Em 2020, uma queimada atingiu parte das áreas reflorestadas pelo projeto, destruindo anos de trabalho e comprometendo o futuro dessas áreas.
A queimada foi grande no município de Floreal, arrasando cerca de 200 alqueires
No município de Floreal, no interior de São Paulo, a queimada foi grande em 2020, destruindo cerca de 200 alqueires de mata. Os leitores imaginam, agora, o tamanho do estrago em 2024? O Projeto Refloresta, que luta pela recuperação da área degradada, foi atingido em cheio por aquela tragédia de 2020. Nós, que de boa vontade nos dedicamos à causa ambiental ficamos desolados ao vermos nossos esforços serem reduzidos a cinzas em questão de horas.
Ouvir relatos de animais sendo queimados vivos e ver a destruição causada pelo fogo nos faz questionar o que estamos fazendo com o nosso planeta. O desmatamento, a falta de fiscalização e a negligência de alguns fazem com que as queimadas estejam descontroladas, intensas e frequentes, colocando em risco a flora, a fauna local e a saúde humana. E a economia de todo o país..
Do lado nosso, simples cidadãos, precisamos de mudança de mentalidade, que todos nós assumamos a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. Pequenas atitudes do dia a dia, como reduzir o consumo de plástico, economizar água e energia, e evitar o desperdício de alimentos, reduzir o lixo, podem fazer a diferença. Além disso, cobrar das esferas governantes, em todos os níveis, do prefeito ao deputado, ao executivo, ações efetivas para combater essa destruição.
Enquanto isso, o Projeto Refloresta segue firme em sua missão, mesmo diante de tantos obstáculos. Seguimos trabalhando para recuperar a área afetada pelas queimadas e restaurar o equilíbrio ecológico do pedaço. Etapa difícil por si só, considerados os desafios do clima e da natureza. A esperança é que, com o tempo, a vegetação possa se recuperar e voltar a florescer, mas as vezes bate o desânimo.
Se cabe a cada um de nós fazer pequena parte na preservação do meio ambiente e na conscientização de que a natureza é um bem precioso e finito, primeiramente aos responsáveis pela coisa pública cabe a responsabilidade de conferir os interesses em jogo e o que precisa ser feito para proteger as futuras gerações.
Links Importantes:
Através do link a seguir você pode conhecer mais sobre o Projeto Refloresta: Clique aqui.
No link a seguir, você pode ajudar no monitoramento das queimadas que acontecem no Brasil através do site: https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/bdqueimadas