Perfume que dança no ar - The Way Notes

Perfume que dança no ar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O perfume das roseiras é algo poderoso que dança no ar do jardim.

As rosas oferecem cores e formatos de encherem os olhos e os seus perfumes complementam de forma espetacular o conjunto do roseiral.

As fragrâncias são um forte e misterioso prazer sensorial! Compostos químicos voláteis que tanto nos tocam.

Na verdade, os perfumes atingem em cheio a memória olfativa de quem caminha pelo roseiral, ou de quem simplesmente cheira uma rosa perfumada. Isso porque, dizem os estudos, nosso cérebro guarda na mesma região as experiências do olfato e as das emoções passadas.

Então, o aroma que sentimos nos faz voltar no tempo, leva-nos instantaneamente aos jardins da nossa infância ou aos perfumes do passado que ficaram gravados em nossa alma.

Sim, cada um de nós guarda perfumes na memória, como um tesouro secreto. De forma mágica eles são resgatados e nos mostram, hoje, o que éramos também no passado ao senti-los.

Silenciosamente, quando passamos por um roseiral, ou em outras situações, os aromas nos trazem memórias guardadas nas profundezas de nosso ser, que talvez jamais seriam resgatadas não fosse por esses perfumes. Leandro Karnal nos esclareceu isso num artigo bem estruturado no jornal O Estado de São Paulo (edição de 14/10/18,na página C-3).

Marcel Proust é a grande ilustração dessa possibilidade: teve o ímpeto de escrever as memórias da sua vida quando perfume do chá de tílias que bebia entrelaçou-se com sabor das madeleines que comia e invadiram suas memórias, evocando o passado! Nascia, assim, Em Busca do Tempo Perdido:

“…o aroma e o sabor permanecem ainda por muito tempo, como almas, chamando-se, ouvindo, esperando, sobre as ruínas de tudo o mais, levando sem se submeterem, sobre suas gotículas quase impalpáveis, o imenso edifício das recordações.”

O perfume das roseiras no jardim

Temos muitas roseiras perfumadas que podem ser dispostas nos canteiros do nosso jardim. Dentre elas lembramos:

American Home – Vermelho negro
Mister Lincoln – Vermelho sangue
Old Time – Amarelo laranja
Diamond Jubilee – Amarelo damasco
Dádiva – Lilás
Mainzer Fastnacht – Lilás

As fragrâncias no jardim de roseiras podem decorrer de felizes combinações, ou seja, as plantas perfumadas são espalhadas e surpreendem aqueles que caminham pelo jardim.

Assim, brincar com os aromas pode ser um jeito de tornar o jardim mais instigante, fazendo do passeio por ele uma experiência memorável.

Não haverá perfume comprado que proporcione a mesma sensação. Então, pense nisso quando planejar o seu roseiral.

De forma cuidadosa, escolha as espécies perfumadas que proporcionem emoções a você e aos que caminharem pelo roseiral. Isso fará toda a diferença.

Como encontrar mudas de roseiras perfumadas

Mudas de roseiras perfumadas eram encontradas na antiga Roselândia, nos anos 1990, lugar onde o sr. Arno Boettcher oferecia o melhor em rosas e mudas das mais lindas roseiras. O pai do sr. Arno, o sr. Hans Boettcher, por muitas décadas pesquisou e conseguiu rosas muito perfumadas. Hoje a Roselândia não mais existe, ficou na saudade aquele lindo lugar. Em outra hora falaremos mais sobre a Roselândia.

Todavia, encontrei um lugar especial com muitas roseiras perfumadas, inclusive as mencionadas acima, que você pode levar para o seu jardim.

A Chácara de Rosas Magrini, que fica em Suzano, pertinho de São Paulo produz mudas excelentes! O sr. Sérgio Magrini, ou o seu filho o Sérginho, podem ser encontrados nas terças e sextas-feiras de toda semana na feira de flores do Ceagesp, no box 546, na coluna 43. Se você mora em São Paulo, capital, precisa ir lá conhecer esta feira de plantas de flores. Um espetáculo

Vá lá conhecer o Sr. Sérgio e seu filho, mergulhe no mundo mágico das roseiras perfumadas!

Depois, disponha as mudas em seu jardim, no seu canteiro de rosas. Surpreenda-se a cada dia do teu futuro com os perfumes da tua vida.

Adicionalmente, deixe surpresos também os visitantes, com o perfume que dança no ar do teu jardim!

Gilson Marques

Gilson Marques

“Gilson Marques, nasceu em Floreal, e cresceu no seio de uma família numerosa, com quatro irmãs e um irmão. É casado e tem dois filhos adultos. É formado em Administração de Empresas.”

Deixe seu comentário

CONHEÇA O LIVRO: FLORESTA FLOREAL

Livro Floresta Floreal

Uma jornada no tempo ao sertão paulista e às emoções dos seus pioneiros, escondidas no passado. Histórias de vidas, guardadas nas memórias dos desbravadores da terra, resgatadas para melhor se compreender o presente e desenhar o futuro. Clique aqui para obter o seu.

CONHEÇA O LIVRO: CAMINHANDO ENTRE ESTRELAS

Sinta as emoções diárias narradas no Caminho de Santiago e aprenda a se preparar física e espiritualmente para a tua jornada. Clique aqui para obter o seu e-book ilustrado com fotos.

O AUTOR:

“Gilson Marques, nasceu em Floreal, e cresceu no seio de uma família numerosa, com quatro irmãs e um irmão. É casado e tem dois filhos adultos. É formado em Administração de Empresas.”

Gilson Marques

ÚLTIMOS POSTS

PÁGINA FACEBOOK

VÍDEO

Precisa de ajuda?